A MRV, uma das principais construtoras do país, deposita no mercado de locação uma de suas estratégias de crescimento para os próximos anos. A empresa lançou, nos últimos anos empreendimentos em Curitiba, Campinas e Belo Horizonte e expectativa de construção de mais 10. Todas as unidades são exclusivas para aluguel e os projetos foram pensados para incluir serviços como lavanderia, internet e limpeza aos inquilinos. Para viabilizar estes lançamentos, a organização capta dinheiro no mercado financeiro através da securitização. O título imobiliário vinculado às locações residenciais da MRV é o LUGG11 e você pode tornar-se sócio desta operação adquirindo o papel na Bovespa. (FOLHA DE SÃO PAULO, 2019)A Vitacon tem como planejamento não mais vender imóvel a partir de 2020, focando na locação de imóveis. O título imobiliário da empresa é comercializado na bolsa como HOSI11. (FOLHA DE SÃO PAULO, 2019)
O que causou? Liberdade e baixo juros
Mas afinal o que mudou na realidade brasileira para aumentar o interesse pela locação residencial?
Primeiramente, pelo lado da demanda, a mudança no comportamento do consumidor, com o interesse crescente na mobilidade e possibilidade de mudar de residência sem tanta burocracia. Até mesmo com a questão da pandemia e aumento do trabalho remoto, o trabalhador moderno cada vez mais terá menos apego em ficar em um mesmo lugar por décadas. (SPACEMONEY, 2020)
Em seguida, pelo lado da oferta, pode-se citar a redução da taxa de juros. Com isso, a renda fixa (título público, CDB, LCA, LCI) está em um patamar historicamente baixo e tornou a locação como ótimo investimento na relação risco e retorno, por oferecer um retorno maior que a renda fixa, sem o risco da renda variável (ações). Sem contar a crescente demanda por fundos imobiliários (aumento de 27% em 2019), que permite a captação de recursos no mercado. (VALOR ECONÔMICO, 2019)
Com o crescimento da demanda e oferta de imóveis para locação, o segmento está aquecido e com ótimas projeções para o futuro, o que significa aumento de opções para quem utiliza este serviço e oportunidades de investimento para quem pretende estar do lado da oferta deste serviço.
Especialmente na cidade de Indaiatuba, pela crescente atratividade de trabalhadores de Campinas e São Paulo, esta mudança na realidade será ainda mais nítida nos próximos anos. E a Visão Imóveis estará contigo nisso!
REFERÊNCIAS
FOLHA DE SÃO PAULO, 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/07/em-nova-estrategia-construtora-ergue-imovel-so-para-alugar-em-vez-de-vender.shtml
SPACEMONEY, 2020. Disponível em: https://spacemoney.com.br/apesar-da-pandemia-momento-e-propicio-para-investir-no-mercado-imobiliario/
VALOR ECONÔMICO, 2019. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos-imobiliarios/noticia/2019/08/07/demanda-aquecida-acelera-as-ofertas-de-fundos-imobiliarios.ghtml
- Próximo Artigo 5 tópicos que explicam o crescimento de Indaiatuba